Margem de contribuição: como esse indicador pode mensurar o lucro obtido por hospedagem?

Por definição, a margem de contribuição é, essencialmente, a diferença entre a receita e o custo variável. Portanto, este cálculo é válido somente quando o hotel utiliza o custeio variável ou direto.
A margem de contribuição indica em quanto o produto/serviço está contribuindo para cobrir os custos fixos. Desta forma, tendo a noção de qual produto/serviço contribui mais para o hotel, o gestor pode potencializar suas vendas, gerando mais receita.
Adicionalmente, o que reforça a importância de um hotel conhecer a sua margem de contribuição?
– é o principal aspecto na decisão da combinação mais lucrativa entre custos variáveis, custos fixos, preço e volume de vendas;
– considerando o tamanho da margem de contribuição unitária e o seu percentual, ambos têm grande influência sobre os passos que a companhia está disposta a dar para aumentar os lucros;
– neste contexto, o melhor caminho para melhorar lucros é aumentar a margem de contribuição total.
A sua empresa está precisando melhorar a gestão contábil para maximizar o lucro? Entre em contato com um de nosso especialistas. Disponibilizamos as melhores soluções para que a sua empresa alcance este objetivo!

Asset-Light: O Novo Modelo de Negócio do Turismo

Você já parou para pensar qual é o ativo mais valioso da sua agência de viagens? No mercado atual, ele pode não ser a sua loja física, mas sim a sua inteligência de mercado e a sua rede de parceiros. Essa é a lógica por trás do modelo de negócio “Asset-Light”.

Ler Artigo »