Hotel, pousada e hostel: qual a diferença?

A hotelaria brasileira fechou o ano de 2023 com patamares de desempenho próximos aos de 2019 – período pré-pandêmico.

O setor encerrou 2023 com R$8,4 bilhões de investimentos estimados até 2028, resultando na assinatura de contratos para 137 hotéis nos próximos 4 anos, totalizando, aproximadamente, 21.863 quartos em diferentes segmentos. Diante desse cenário, a procura por diferentes acomodações também cresce.

Mas afinal, de um modo geral, qual a diferença entre hotel, pousada e hostel?

Hotel: é um estabelecimento que oferece estadia e, habitualmente, refeições, entretenimento e outros serviços aos seus hóspedes. O hotel tem uma estrutura verticalizada e mais robusta – grande número de quartos e de colaboradores. A tratativa com o cliente é mais formal;

Pousada: embora seja, até certo ponto, parecida com um hotel, esse tipo de acomodação tem particularidades. Por exemplo, é mais intimista e familiar. A estrutura é menor, com, no máximo, 30 quartos em uma construção mais horizontalizada e temática;

Hostel: nesse tipo de instalação os hóspedes dividem quartos coletivos (geralmente com beliches), assim como outros ambientes – banheiro e cozinha. Portanto, é uma estadia onde pessoas desconhecidas dividem o mesmo espaço. Esta é uma alternativa para quem quer viajar gastando pouco.

O seu negócio é acomodação para turistas?

Você está preparado para aproveitar as oportunidades geradas pelo crescimento do setor?

Lembre-se que uma gestão contábil eficiente é imprescindível para se auferir lucro no ramo de hospedagem. Converse com um dos nossos especialistas! Estamos prontos para atendê-lo(a).

Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Asset-Light: O Novo Modelo de Negócio do Turismo

Você já parou para pensar qual é o ativo mais valioso da sua agência de viagens? No mercado atual, ele pode não ser a sua loja física, mas sim a sua inteligência de mercado e a sua rede de parceiros. Essa é a lógica por trás do modelo de negócio “Asset-Light”.

Ler Artigo »