Conhecer a diferença entre as variáveis – despesas, custos e investimentos – é imprescindível para a administração de qualquer negócio. Como as pessoas costumam confundir esses conceitos, elaboramos abaixo, resumidamente, a definição de cada um deles.
– Despesas ou gastos: são todas os valores que saem da conta da empresa com o objetivo de pagar os produtos e serviços que garantem a operação diária do negócio;
– Custos: são os gastos ou despesas vinculadas diretamente à produção de um bem ou serviço, o qual faz parte da expertise da empresa. Por exemplo, aqui podemos incluir o pagamento de mão de obra, matéria-prima, energia elétrica, manutenção, etc.
– Investimentos: os custos transformam-se em investimento se os recursos aplicados destinarem-se à geração de um benefício ou de um lucro maior para a empresa no futuro. Assim, nesse contexto, podemos citar a compra de máquinas e equipamentos.
Dessa forma, como decidir entre investir ou não?
A resposta para essa pergunta não é tão simples, pois depende de diversos fatores. Por exemplo, ao decidirmos pela substituição de uma máquina ou equipamento antigo, mesmo que este ainda esteja funcionando bem, devemos levar em conta variáveis como alto consumo de energia, os custos elevados com a manutenção e o suporte limitado pelo serviço autorizado.
Nesse caso, a substituição por um modelo novo pode ter um custo alto, mas este pode ser revertido em um excelente investimento, considerando-se o aumento da produtividade com menores custos de energia, manutenção e suporte.
A sua empresa tem controlado bem as despesas, os custos e os investimentos? Aprimore a gestão estratégica e contábil do seu negócio! Conte com um dos nossos experts para auxiliá-lo(a) nessa jornada.
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.