Área do cliente

Contatur Rio+ informa: alterações no ICMS-ST para o Estado de RJ – parte 1

Através de uma série de 3 posts, a Contatur Rio+ traz para você as últimas atualizações sobre o ICMS substituição tributária (ICMS-ST) no Estado do Rio de Janeiro, com mudanças importantes que entram em vigor em 2024. Esteja por dentro das novas resoluções e regulamentos para garantir a conformidade fiscal e aproveitar as melhores práticas tributárias para o seu negócio.

#Legislações:

– Resolução Sefaz RJ 578/2023
– A Resolução SEFAZ RJ n° 646/2024 alterou o início da vigência da Resolução Sefaz RJ 578/2023, para início a partir de 15/06/24.

Hoje, o nosso enfoque está voltado aos seguintes itens abaixo:

– Informação na NF-e de saída: contribuintes substituídos que vendem mercadorias a outros contribuintes do ICMS devem informar na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de saída os valores correspondentes à base de cálculo do ICMS retido anteriormente, o ICMS próprio do substituto cobrado em operação anterior e ao ICMS retido em operação anterior;

– Informação na NFC-e ou NF-e de saída ao consumidor final: varejistas, incluindo os optantes pelo Simples Nacional, devem informar na NFC-e ou NF-e de saída os valores da base de cálculo efetiva, alíquota efetiva e ICMS efetivo da operação.

Gostou do conteúdo? Então, não perca o nosso próximo post! Nele abordaremos a questão do ICMS para os contribuintes em Regime Normal.

Leia também: Variação Cambial – Tributação para Empresas do Lucro Presumido

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.