Faltas injustificadas podem alterar o período de férias?

Para entender melhor sobre esse assunto, precisamos falar rapidamente sobre o que são faltas injustificadas e período de férias:

  • As faltas injustificadas acontecem quando o trabalhador deixa de cumprir sua jornada de trabalho sem justificativa legal para isso. Ou seja, ele falta ao serviço sem nenhum motivo previsto na legislação
  • Já o período de férias é um direito que consta na CLT e é válido para todo empregado com carteira assinada.

Ainda de acordo com a CLT o empregado tem direito a 30 dias de período de férias após um período de 12 meses trabalhados. Portanto, um dia após cumprir um ano de trabalho o funcionário poderá solicitar férias.

Mas se o trabalhador possuir faltas injustificadas isso poderá comprometer os 30 dias de férias aos quais ele tem direito.

De acordo com a CLT, ocorre a seguinte correspondência:


➡de 0 a 5 dias de faltas injustificadas: 30 dias corridos de férias;
➡de 6 a 14 dias de faltas injustificadas: 24 dias corridos de férias;
➡de 15 a 23 dias de faltas injustificadas: 18 dias corridos de férias;
➡de 24 a 32 dias de faltas injustificadas: 12 dias corridos de férias.


Uma assessoria contábil contribui para a conformidade desse processo. Evite prejuízos de ordem financeira e trabalhista. Conte com o nosso time de experts! Estamos à disposição da sua empresa para aprimorar a gestão contábil da sua empresa.

Leia também -> Atualização em leis e normas trabalhistas: o papel central do RH neste processo

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Asset-Light: O Novo Modelo de Negócio do Turismo

Você já parou para pensar qual é o ativo mais valioso da sua agência de viagens? No mercado atual, ele pode não ser a sua loja física, mas sim a sua inteligência de mercado e a sua rede de parceiros. Essa é a lógica por trás do modelo de negócio “Asset-Light”.

Ler Artigo »