Operadora de turismo e agência de viagens: afinal, o que diferencia essas empresas?

Quando planejamos uma viagem é comum o cliente ficar em dúvida se fará negócio com uma Operadora de Turismo ou uma Agência de Viagens.

Afinal, o que diferencia essas duas empresa?

Basicamente, uma operadora de turismo faz a montagem de pacotes de viagens comercializados pelas agências. Nesse formato de negócio, as operadoras fazem parcerias com hotéis, companhias aéreas e com outros parceiros envolvidos nessa cadeia para que, assim, seja entregue ao cliente uma pacote completo. Portanto, a função primordial de uma Operadora de Turismo é criar pacotes turísticos aos clientes.

No caso das agência de viagens, essa empresa trabalha em parceria com uma Operadora de Turismo, pois a agência divulga e vende os pacotes (montados pelas operadoras) aos clientes.

Resumidamente, uma Operadora de Turismo monta pacotes e uma Agência de Viagens faz a comercialização deles.

Inclusive, a Lei n.º 12.974, de 15 de maio de 2014, , fala – com um olhar mais técnico – sobre as diferenças entre uma Agência de Viagens e uma Operadora de Turismo. Agência de Turismo é a denominação genérica para ambas.

Em Agências ou Operadoras, o alcance de resultados também está relacionado à organização do fluxo contábil da empresa. Consulte um dos nossos especialistas! Temos as melhores soluções para a gestão contábil e tributária do seu negócio.

Leia também -> Perse: como essa nova lei beneficia o setor de turismo?

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Asset-Light: O Novo Modelo de Negócio do Turismo

Você já parou para pensar qual é o ativo mais valioso da sua agência de viagens? No mercado atual, ele pode não ser a sua loja física, mas sim a sua inteligência de mercado e a sua rede de parceiros. Essa é a lógica por trás do modelo de negócio “Asset-Light”.

Ler Artigo »