A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento que pode ser bastante útil na gestão dos resultados de uma empresa, permitindo uma análise horizontal e vertical, que podem ser compreendidas da seguinte forma:
– Análise Horizontal: receitas e despesas são analisadas temporalmente, com o objetivo de acompanhar a evolução de ambas. Nesse tipo de análise é possível entender a evolução tanto dos ganhos como dos gastos.
– Análise Vertical: essa avaliação considera a comparação de contas, de acordo com cada grupo. Dessa forma, pode-se entender o quanto uma determinada despesa impacta no total de despesas. Essa análise é fundamental, pois viabiliza a projeção de tendências, permitindo, assim, o aprimoramento da gestão contábil e financeira da empresa.
Além do mais, a DRE tem uma relação íntima com o Balanço Patrimonial da empresa, pois, assim, unem-se as perspectivas financeira e econômica.
– Balanço Patrimonial: oferece o ponto de vista financeiro da empresa, onde são vistos os valores de caixa, bancos, entre outros recursos financeiros.
– DRE: apresenta o resultado econômico da empresa, onde se visualizam receitas e gastos.
A sua empresa tem utilizado a DRE para traçar tendências e otimizar resultados? Consulte um dos nossos especialistas! Temos as melhores soluções para aperfeiçoar as práticas de gestão contábil da sua empresa.
Leia também -> DRE: qual a importância desse documento contábil?
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.